Proposta de indicadores de qualidade para avaliar o desempenho de serviços de gerenciamento da terapia medicamentosa no contexto brasileiro
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Palavras-chave

Assistência farmacêutica
Indicadores de gestão
Melhoria de qualidade
Qualidade da assistência à saúde

Como Citar

Ana Luísa Andrade Leite, Cristiane de Paula Rezende, Kirla Barbosa Detoni, Djenane Ramalho de Oliveira, & Hagabo Mathyell Silva. (2023). Proposta de indicadores de qualidade para avaliar o desempenho de serviços de gerenciamento da terapia medicamentosa no contexto brasileiro. Brazilian Journal of Health and Pharmacy, 5(2), 42–58. https://doi.org/10.29327/226760.5.2-4

Resumo

O gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM) é um serviço clínico embasado na atenção farmacêutica que auxilia os indivíduos em uso de medicamentos a atingir os objetivos de seus tratamentos. Por se tratar de uma prática recente, torna-se fundamental buscar uma uniformidade de parâmetros e maior clareza nos indicadores de qualidade para este serviço. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo propor indicadores de qualidade para avaliar o desempenho de serviços de GTM aplicáveis ao contexto brasileiro. Foi realizado um estudo em duas etapas. Etapa 1: foi conduzida uma revisão integrativa com o intuito de reunir artigos que abordassem essa temática. Etapa 2: foi elaborada uma proposta de indicadores de qualidade para avaliar o desempenho de serviços de GTM. A partir dos dados extraídos das 12 publicações incluídas na etapa de revisão, foi elaborada uma proposta de indicadores, conforme a categorização proposta por Donabedian. Dentre os indicadores de estrutura, foram elencados os recursos humanos, organizacionais, físicos, materiais e financeiros que permitem a oferta do serviço. No que tange aos indicadores de processo, foram categorizados indicadores vinculados à organização do serviço, complexidade clínica dos pacientes atendidos e aqueles relacionados a gestão e gerenciamento do serviço. Já os indicadores de resultados envolveram os resultados clínicos, humanísticos e econômicos do serviço. Os autores acreditam que esses indicadores possam contribuir na qualidade do serviço de GTM prestado e ressaltam que todos os indicadores são representativos do serviço, porém, cada farmacêutico clínico deve adotar aqueles que são condizentes com as especificidades do seu cenário de prática.

https://doi.org/10.29327/226760.5.2-4
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