Equipe Editorial

Andrea Grabe Guimarães

 

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3279895155019095

Docente titular de farmacologia da Escola de Farmácia da UFOP. Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia), pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Pesquisador Senior (CAPES) INSERM U1046 , Université Montpellier, França (2012). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Neurocardiovascular, atuando principalmente nos temas relacionados à avaliação da cardiotoxicidade e cardioproteção de fármacos, especialmente os nanoestruturadas, avaliação de atividades farmacológicas de produtos naturais, acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos e diabéticos. Desde 2014 desenvolve projeto junto ao Museu de Pharmacia da UFOP com ênfase na história da farmacologia e toxicologia. Foi coordenadora do NDE do curso de Farmácia da UFOP de 2015 a 2019. Editora Chefe da Brazilian Journal of Helath and Pharmacy, CRFMG (2019); Conselheira titular do CRFMG (2019-2022).

 


Farah Maria Drumond Chequer Baldoni 

CRF/MG: 43.110

Lattes:   http://lattes.cnpq.br/8527314521360726  

Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, em 2006. Em 2008, concluiu o mestrado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Em julho de 2011, concluiu o doutorado em Ciências, na área de concentração: Toxicologia pela Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), sendo que parte do doutorado foi realizada na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha, durante o período do dia 10 de abril até o dia 17 de setembro de 2010, sob a orientação do Prof. Dr. Ricard Marcos.

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Toxicologia Ambiental, Mutagênese e Nutrigenômica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da atividade mutagênica e genotóxica de corantes e de seus produtos de biotransformação; oxidação e redução química de compostos; ensaios de mutagenicidade: Teste de Micronúcleos; Ensaio Salmonella/microsoma e Ensaio de Mutação Gênica em Células de Linfoma de Camundongos (Mouse Lymphoma Assay).

Concluiu o pós-doutorado, com bolsa FAPESP, no período de agosto de 2011 a janeiro de 2013, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Professora cursos de Farmácia e Biomedicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período de 2013 a 2017. Professora Titular na Fundação Universidade de Itaúna (UIT), cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem, no período de fevereiro de 2013 a abril de 2018. Atualmente, é Professora Adjunta, dedicação exclusiva, na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), lecionando nos cursos de Farmácia, Bioquímica e Medicina. 


Leonardo Meneghin Mendonça 

 

CRF/MG: 44.648

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8155407740653346

Possui graduação em Farmácia, com habilitação na modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2005), mestrado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- USP (2008) e doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- USP (2012). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares. Na Graduação, ministra as disciplinas Toxicologia Geral e Toxicologia Analítica. Foi Coordenador do Curso de Farmácia (2013 - 2015), e Chefe do Departamento de Farmácia (2017-2019) desta instituição no Campus Avançado de Governador Valadares. Tem experiência na área de Toxicologia Genética, atuando principalmente na avaliação de genotoxicidade e citotoxicidade, para avaliação pré-clínica da segurança de novos compostos bioativos.


Micheline Rosa Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0144496689713578

Farmacêutica com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto(1995), Mestra (1997) e Doutora (2002) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada do Departamento de Farmácia Social da UFMG. Atualmente, Vice-Diretora da Faculdade de Farmácia da UFMG. Vice-líder do Grupo de Estudos Avançados em Farmacoepidemiologia de Doenças Infecciosas (GEADIC), CNPQ. Pesquisadora do Projeto ECOART: Efetividade da Terapia Antirretroviral em Pessoas Vivendo com HIV, HIV/Tuberculose, HIV/Leishmaniose e HIV/Hanseníase, no Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da UFMG, atuando nas linhas de pesquisa Medicamentos em Populações e Assistência Farmacêutica. Tem experiência nas áreas de conhecimentos Farmácia e Saúde Coletiva, atuando, principalmente, em estudos de utilização de medicamentos em populações e assistência farmacêutica em doenças infecciosas. Coordena o Laboratório de Análise de Água da Faculdade de Farmácia da UFMG e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde e Meio Ambiente”.


Renata Aline de Andrade

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5619150887178334

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003) e doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ (2008). Pós-doutora em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada, Espanha (2015). Atualmente é professora associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Leciona no curso de Farmácia as seguintes disciplinas: cuidado farmacêutico, farmácia clínica hospitalar, semiologia avançada e estágio supervisionado. É docente no programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúda (FCBS), sendo responsável pela disciplina Doenças Emergentes e Reemergentes em Saúde Coletiva, Estágio em Docência e Pesquisa Orientada. É vice coordenadora, tutora acadêmica e responsável pelas disciplinas Cuidado Farmacêutico na saúde do idoso I e II e pesquisa orientada da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Além disso é consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia.


Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento

CRF/MG: 12.243

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3405804753325425

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialização em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Inovação Biofarmacêutica, área de concentração propriedade intelectual, pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e é doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da UFMG. É Professora Adjunta do Departamento de Farmácia da Escola de Farmácia da UFOP e atua como docente no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma) da Escola de Famácia da UFOP e no Programa de Mestrado Profissional em Saúde - PROFSAUDE, da Escola de Medicina da UFOP.

Atua como pesquisadora no Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCATES/UFMG). Ocupou cargos de gestão e consultoria em políticas públicas em saúde tanto em âmbito nacional (Programa Nacional DST/HIV/Aids), quanto regional, na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, onde foi Superintendente de Assistência Farmacêutica.

Participa do Grupo de Trabalho em Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia e possui trabalhos realizados nas seguintes áreas: assistência farmacêutica, política de medicamentos, segurança do paciente, farmacoepidemiologia e farmacoeconomia.


Tiago Marques dos Reis

CRF/MG: 26.656

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8953945087467294 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Trabalhou como consultor técnico no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Coordenou o Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (modalidade à distância). Foi tutor no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - UFSC/MS e no PET-Saúde/GraduaSUS. Atualmente, possui vínculo como professor adjunto na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Membro do Grupo de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e do Grupo de Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências da UNIFAL-MG . Organizador e autor de obras/capítulos sobre acesso e uso de medicamentos. Coordenador de Projetos do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (gestão 2019-2021). Possui experiência na área de Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica e Saúde Baseada em Evidências.
ORCID iD  https://orcid.org/0000-0002-0789-0187