Políticas

Política de Acesso Aberto Política de Direitos Autorais
Periodicidade Política de revisão por pares e processo editorial
Plágio Responsabilidade dos Autores
Conflitos de Interesses Política de repositório
Política de taxas e processamento de artigos Competências da Equipe Editorial e Secretaria Administrativa
Informações complementares  

Política de Acesso Aberto

A BJHP oferece acesso livre e gratuito desde sua criação, no ano de 2019, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente sem custo para o usuário ou sua instituição. Essa conduta concorda com o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os leitores da BJHP têm acesso gratuito imediato aos trabalhos publicados e permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).

Periodicidade

Um volume é publicado por ano e cada volume deve conter pelo menos 4 (quatro) números. A BJHP publica também números especiais e suplementos (para resumos científicos e resumos expandidos de congressos e eventos).

Política de revisão por pares e processo editorial

Cada artigo submetido à BJHP é revisado por pelo menos dois revisores ad hoc. Podem ser revisores os pesquisadores com título stricto sensu, majoritariamente doutores, que atuam em áreas e temas relacionados ao assunto do artigo. Em caso de pareceres contrários, revisores adicionais são indicados. Todos os revisores possuem cadastro no currículo Lattes e número ORCID.

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos ao Brazilian Journal of Health and Pharmacy obedece ao estabelecido nas Instruções aos autores.

É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos respectivos autores. Todos os autores devem concordar com a submissão do trabalho, sendo o autor correspondente o responsável.

Restrições a análise de potenciais revisores devem ser informadas na submissão, fora do texto do manuscrito, na carta ao editor.

A avaliação do manuscrito passa por três etapas:

1) Avaliação preliminar da forma pela Secretaria Administrativa: ao ser recebido, é verificado se o manuscrito segue os quesitos de forma apresentados nas Instruções aos autores. Caso todos os quesitos estejam conformes, o manuscrito segue para a segunda etapa. Caso contrário, retorna aos autores que têm até 15 dias para ajustes e reenvio. Caso não enviem neste prazo, o envio será considerado uma nova submissão.
2) Avaliação por pares: uma vez verificado pela equipe editorial a adequação ao escopo do periódico, o manuscrito é encaminhado a pelo menos dois revisores. Os pareceres dos revisores são apreciados pela equipe editorial e o desfecho inicial (Parecer 1) encaminhado ao autor correspondente para proceder à revisão do manuscrito, quando necessário. Nesta etapa o manuscrito pode ser aceito sem alterações, aceito condicionado a modificações (maiores ou menores) ou não aceito.
3) Realização das alterações/revisão pelos autores e parecer final da equipe editorial: o manuscrito aceito condicionado a alterações deverá ser revisado pelos autores. Após a adequação atendendo às solicitações dos revisores, a nova versão do manuscrito deverá ser enviada pelo autor correspondente no prazo de 20 a 90 dias, de acordo com definição estabelecida no Parecer 1, em conjunto com a carta de resposta aos pareceres dos revisores. A partir destes documentos a equipe editorial define o parecer final podendo ser aceito ou não aceito. A prorrogação do prazo poderá ser solicitada pelo autor, se julgar necessário, em caso de pedido de revisão maior. Se o prazo não for atendido, o processo de submissão será cancelado.
Ao final do processo, o tempo médio entre a submissão e o aceite será de 45 a 120 dias.

A revisão pelos pares é composta pela apreciação de aspectos objetivos e de mérito, com a verificação dos seguintes itens:

  • Originalidade do texto (incluindo a verificação de possível plágio);
  • Originalidade científica e relevância do(s) objetivo(s) e resultado(s) do trabalho;
  • Introdução contemplando a justificativa e hipótese claras baseado em dados da literatura;
  • Metodologia adequada para atingir os objetivos;
  • Número de protocolo de aprovação por Comitê de Ética, quando pertinente;
  • Registro do trabalho no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado - SisGen, quando pertinente;
  • Tabelas, quadros, figuras e/ou imagens, bem como seus títulos e legendas, respectivamente, representando claramente os resultados e sendo autoexplicativas;
  • Discussão redigida à luz da literatura e conclusão diretamente relacionada aos resultados obtidos;
  • Referências bibliográficas atualizadas, abrangentes e pertinentes; máximo de 50 citações e de preferência dos últimos 20 anos.

Plágio

Todos os manuscritos submetidos à BJHP passam por procedimentos de investigação de possíveis plágios por meio de software antiplágio durante o processo de revisão. É de responsabilidade do autor correspondente garantir a originalidade de seu trabalho. Manuscritos apresentando alta similaridade (> 20%) de texto são recusados.

Figuras publicadas em outras produções técnicas, livros ou artigos, devem ser acompanhadas de autorização por escrito da editoria do livro ou do editor do periódico. Em caso de uso de imagem extraída de banco de imagens da web, deve-se seguir a Lei nº 9.610/98 de direitos autorais.

Um artigo poderá conter no máximo uma figura ou tabela ou quadro cuja fonte não seja do próprio autor.

Responsabilidade dos autores

Os conteúdos e as opiniões expressas nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos seus autores e não expressam necessariamente a opinião do CRF-MG ou do corpo editorial da BJHP.

À BJHP reserva-se o direito de não aceitar manuscritos com conteúdo e linguagem de natureza racista, sexista, xenófoba, homófoba ou discriminatória.

O autor correspondente assume a responsabilidade pela ciência e concordância dos demais autores pelo manuscrito submetido, bem como todos os documentos encaminhados à BJHP.

Conflitos de Interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores têm interesses, visíveis ou não, que podem afetar a redação, a avaliação do manuscrito e/ou a tomada de decisão pelos editores. O conflito de interesses pode ser pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro.

Ao submeter um manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e descrever conflitos financeiros ou outras conexões financeiras ou pessoais em relação à pesquisa, que possam ter influenciado o trabalho, no todo ou em parte. Desta forma, faz-se necessária a declaração de financiamento de qualquer natureza, por agências de fomento ou similar, ou qualquer instituição de caráter comercial, como por exemplo indústria farmacêutica, laboratórios, clínicas, hospitais privados, farmácias e drogarias.

Artigos advindos de trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertação ou tese devem conter obrigatoriamente o nome do orientador como um dos autores e menção à instituição vinculada. Se os autores não tiverem certeza do que pode ser considerado um potencial conflito de interesses, devem entrar em contato com a Secretaria Administrativa da BJHP.

De forma análoga, os editores e revisores devem relatar qualquer conflito de interesses que possa afetar sua opinião sobre o manuscrito e, quando aplicável, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Política de repositório

A BJHP utiliza o Diadorim (https://diadorim.ibict.br/vufind/Sobre/Home) para depósito de suas versões

Política de taxas e processamento de artigos

A BJHP não cobra qualquer tipo de taxa para submissão, processamento (APC) ou publicação de artigos. Não há custos de processamento editorial, custos de edição de idioma, custos de cor, taxas de submissão, custos de página, taxas de associação, custos de assinatura impressa ou quaisquer outros custos suplementares.

Arquivamento

A política de arquivamento de uma revista científica define as práticas e os procedimentos adotados para preservar o conteúdo publicado a longo prazo. Isso inclui o armazenamento seguro de artigos e dados em uma rede de preservação. A BJHP utiliza a rede de arquivamento PKP PN (https://docs.pkp.sfu.ca/pkp-pn/en/).

Editoração e patrocínio

A BJHP é de responsabilidade integral e exclusiva do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG), sendo financiada por esse órgão. O processo administrativo do periódico se concentra na sede do CRF-MG, em Belo Horizonte/MG, Brasil.

Compete ao CRF-MG apoiar a Equipe Editorial em suas atividades, disponibilizar infraestrutura para a produção editorial e representar a periódico junto aos órgãos superiores pertinentes, ou indicar um dos editores como representante.

Informações complementares

A BJHP publica artigos originais e de revisão bibliográfica, estudo de casos, artigos de opinião e similares. São aceitos artigos em português e inglês. Para a submissão do artigo, o autor correspondente deve enviar carta de encaminhamento, acompanhada dos demais arquivos e/ou documentos exigidos nas instruções aos autores, para o e-mail: bjhp@crfmg.org.br.

O identificador de artigo persistente (PID) utilizado pela BJHP é o identificador de objeto digital (DOI).
A BJHP permite que os ORCID iDs estejam presentes nos metadados do artigo.