Políticas

Informações gerais:

O Brazilian Journal of Health and Pharmacy (BJHP), ISSN 2596-321X, é um periódico com um volume publicado por ano contendo pelo menos quatro números, financiado integralmente pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG).

O título abreviado do periódico é Braz. J. H. Pharm.

BJHP é a sigla utilizada para se referir à mesma em textos, falas, numeração dos artigos recebidos e similares.

Compete ao CRF/MG apoiar a Equipe Editorial em suas atividades, disponibilizar infraestrutura para a produção editorial e representar a periódico junto aos órgãos superiores pertinentes, ou indicar um dos editores como representante.

Política de Acesso Aberto e Gratuito

O BJHP online é de acesso livre e gratuito. Esse periódico oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Política de Direitos Autorais

Os autores de manuscritos aceitos para publicação no BJHP reservam os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação. Os autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico, desde que haja reconhecimento de autoria e publicação inicial no mesmo. O termo de cessão é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil. Recomendamos a consulta do Creative Commons License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR).

Responsabilidade dos Autores

Os conteúdos e as opiniões expressas nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos seus autores e não expressam necessariamente a opinião do CRF/MG ou do corpo editorial do BJHP (ISSN 2596-321X). Reserva-se o direito de não aceitar manuscritos com conteúdos e linguagem de natureza racista, sexista, xenófoba, homófoba ou discriminatória.

O autor correspondente assume a responsabilidade pela ciência e concordância dos demais autores pelo manuscrito submetido, bem como todos os documentos encaminhados ao BJHP.

Plágio

Todos os manuscritos submetidos ao BJHP passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios por meio de software anti-plágio, antes de serem disponibilizados aos revisores. É de responsabilidade do autor correspondente garantir a originalidade de seu trabalho. Manuscritos apresentando alta similaridade (> 20%) de texto serão recusados.

Figuras publicadas em outras produções técnicas, livros ou artigos, deverão ser acompanhadas de autorização por escrito da editoria do livro ou do editor da periódico. Em caso de uso de imagem extraída de banco de imagens da web, deve-se seguir a Lei nº 9.610/98 de direitos autorais.

Um artigo poderá conter no máximo uma figura ou tabela ou quadro cuja fonte não seja do próprio autor.  

Conflitos de Interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores têm interesses, visíveis ou não, que podem afetar a redação, a avaliação do manuscrito e/ou a tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro.

Ao submeter um manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e descrever conflitos financeiros ou outras conexões financeiras ou pessoais em relação à pesquisa, que possam ter influenciado o trabalho, no todo ou em parte. Desta forma, faz-se necessária a declaração de financiamento de qualquer natureza, por agências de fomento ou similar, ou qualquer instituição de caráter comercial, como por exemplo indústria farmacêutica, laboratórios, clínicas, hospitais privados, farmácias e drogarias.

Artigos de origem de trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertação ou tese devem conter obrigatoriamente o nome do orientador como um dos autores, e menção à instituição vinculada.

Se os autores não tiverem certeza do que pode ser considerado um potencial conflito de interesses, devem entrar em contato com a secretaria administrativa do BJHP.

De forma análoga, os editores e revisores devem relatar qualquer conflito de interesses que possa afetar sua opinião sobre o manuscrito e, quando aplicável, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Competências da Equipe Editorial e Secretaria Administrativa

A secretaria administrativa é o setor responsável por operacionalizar o processo editorial do periódico, atendendo às demandas da equipe editorial, realizando a comunicação com os autores e revisores, organizando e mantendo atualizado o registro de autores, cadastro de revisores, além da atualização das informações no site do periódico e nas redes sociais.

Os membros da equipe editorial são convidados pela Presidência do CRF/MG e têm mandato de três anos, sendo permitidas duas reconduções. A nomeação da equipe editorial é oficial a partir da emissão de Portaria CRF/MG, sendo todos os editores farmacêuticos regularmente inscritos.

O editor-chefe é indicado entre os membros da equipe editorial e possui também mandato de três anos, sendo permitida uma recondução. Compete ao editor-chefe, juntamente com a equipe editorial, garantir que a política editorial e o conteúdo científico do periódico sejam cumpridos; coordenar e supervisionar as atividades realizadas no âmbito do periódico, envolvendo o processo editorial; zelar pelo patrimônio e pelo nome do periódico dentro da instituição. O editor-chefe é o responsável pela organização das ações para promoção, ampliação e crescimento da difusão e qualificação do BJHP. Compete também ao editor-

chefe convocar e presidir as reuniões da equipe editorial e reportar à Presidência do CRF/MG quanto às decisões e definições da equipe. A equipe editorial compete a responsabilidade pelo processo de avaliação de manuscritos a partir da submissão, controlando todas as etapas de avaliação de mérito, e aprovando ou não os trabalhos para publicação; bem como auxiliar e colaborar com o editor-chefe em suas atividades, zelar pela qualidade, visibilidade, idoneidade e crecimento do BJHP, participar e atender às convocações do editor-chefe e da Presidência do CRF/MG.

Patrocinador

A publicação deste periódico científico é financiada pelo CRF/MG.