O uso da avaliação formativa como instrumento de gestão em escolas que utilizam métodos ativos
Capa Revista Cientifica BJHP V1 N1 2019
PDF

Palavras-chave

Gestão
Avaliação Formativa
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Desenvolvimento Docente.

Como Citar

de Almeida, M. T. C., Maia, F. A., Souza, F. A., Carvalho, M. A., Silva, F. L., & Batista, N. A. (2019). O uso da avaliação formativa como instrumento de gestão em escolas que utilizam métodos ativos. Brazilian Journal of Health and Pharmacy, 1(1), 53–61. Recuperado de https://revistacientifica.crfmg.emnuvens.com.br/crfmg/article/view/88

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da avaliação formativa como instrumento de gestão em escolas que utilizam métodos ativos de ensino – aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa foram 115 professores do curso médico de uma universidade estadual. Na coleta de dados utilizamos um questionário com assertivas e análise do grau de concordância e/ou discordância que foram sistematizadas, classificadas e tabuladas. Para o aprofundamento da pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada, cujos dados foram submetidos à análise temática. Verificou-se que, nos métodos ativos, os docentes são convidados a assumir efetivamente a função de gestores em todo o processo de ensino – aprendizagem, e a avaliação formativa é destacada como um importante instrumento de gestão. Faz-se necessário que o curso conte com um núcleo de avaliação que acompanhe o processo de ensino – aprendizagem, e consequentemente, os atores envolvidos, que garanta um diagnóstico situacional, que sistematize os achados e que alimente a gestão do curso.

PDF