v. 4 n. S1 (2022): XI Jornada da Farmácia da Universidade Federal do Ceará (XI JOFAR UFC)
XI Jornada da Farmácia da Universidade Federal do Ceará (XI JOFAR UFC)

Durante séculos a humanidade tem se reinventado e conquistado diversos avanços tecnológicos e científicos. Com a profissão farmacêutica não foi diferente. Surgindo no século X com as boticas, num período onde farmácia e medicina eram a mesma profissão, o farmacêutico ou boticário, como era chamado na época, desligou-se de atividades hoje atribuídas aos médicos, adquirindo novas responsabilidades além da produção de medicamentos.

Nesse sentido, a XI Jornada da Farmácia da Universidade Federal do Ceará adotou a frase “Evolução e transformação da profissão farmacêutica” como tema norteador do evento. Dessa forma, foi com grande alegria que o grupo PET/UFC – Farmácia planejou esse evento a fim de apresentar aos participantes a diversidade de áreas de atuação e temas relacionados à saúde no qual o farmacêutico está inserido.

Parabenizamos a todos que se engajaram e acreditaram nessa jornada. Parabéns a todos os autores dos trabalhos apresentados, os quais temos a imensa felicidade de publicá-los na revista Brazilian Journal of Health and Pharmacy.

Este é o livro de resumos da XI Jornada da Farmácia da Universidade Federal do Ceará, publicado pela Brazilian Journal of Health and Pharmacy com a esperança de contribuir cada vez mais para a divulgação de conhecimento aos estudantes e profissionais da área da saúde.

Dra. Nirla Rodrigues Romero

Eixos temáticos;
- EIXO ANALÍSES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS (Pag.01)
- EIXO EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA (Pag.14)
- EIXO FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR (Pag.21)
- EIXO FARMACOLOGIA (Pag.30)
- EIXO INDÚSTRIA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA (Pag.39)
- EIXO PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (Pag.41)
- EIXO SAÚDE PÚBLICA (Pag.47)

Edição completa
PDF