Em tempos desafiadores em que a sociedade necessita de respostas rápidas, a ciência assume um protagonismo inesperado e inédito, e neste sentido pesquisadores internacionais e brasileiros têm trabalhando intensamente para que os resultados das pesquisas contribuam, de forma rápida e responsável, com demandas emergentes da sociedade e dos serviços de saúde.
E as ciências da saúde, sobretudo as ciências farmacêuticas, têm se destacado frente as estas necessidades, desde a busca por novas vacinas até a elaboração e validação de protocolos para que profissionais atuem de forma segura, efetiva, resolutiva e humanizada nos serviços de saúde.
E neste cenário, o Brazilian Journal of Health and Pharmacy publica o volume 2 , número 2 de 2020 traz seis importantes trabalhos científicos que evidenciam e reforçam o compromisso milenar das ciências farmacêuticas para produção de conhecimento de forma coesa com as demandas sociais. Além da profundidade da discussão contida em cada artigo, eles evidenciam a amplitude de atuação profissional e do escopo do Brazilian Journal of Health and Pharmacy, visto que este volume traz artigos que contribuem de forma direta com profissionais que atuam nos serviços clínicos, nos estudos farmacoepidemiológicos, no ensino farmacêutico, na toxicologia e nos centros de informações sobre medicamentos.
Desejamos uma excelente leitura a todos e aproveitamos para convidar farmacêuticos e profissionais da saúde a submeterem seus trabalhos para que juntos possamos trocar experiências e realizarmos as transformações necessárias.
Por fim, parabenizo os autores pelas publicações dos trabalhos de excelência que contribuirão com o avanço das discussões científicas e com o enfrentamento dos desafios atuais e vindouros!
“É necessário que as pesquisas sejam comprometidas, não apenas com o conhecimento do mundo, mas com sua transformação.”
Roberto Briceño-León
Muito obrigado!
André Oliveira Baldoni
Editor Associado